domingo, 12 de dezembro de 2010

A importância da indexação na recuperação da fotografia

            O bibliotecário é agente fundamental no acesso e recuperação da informação, informação essa que pode estar apresentada nos mais variados meios e suportes. Esse post pretende abordar como o bibliotecário é importante para que o usuário recupere a informação da qual necessita, mesmo que a mesma não esteja presente em um livro.
Silva (s.d., p. 5), afirma que:

[...] é necessário do profissional da informação além dos conhecimentos técnicos, a sua capacidade cognitiva para avaliar o conteúdo das imagens, buscando compreender que o documento fotográfico tem uma natureza diferenciada, devido a sua linguagem não-textual, e requer uma leitura e interpretação para posterior consulta e recuperação da informação e disseminação junto aos usuários – pesquisadores das diversas áreas do conhecimento.

Uma fotografia assim como um livro, ou um texto pode ser para um determinado usuário uma importante fonte informacional. E cabe ao bibliotecário tornar essa fotografia acessível ao seu usuário. E como o bibliotecário pode fazer isso?
Considerando que a fotografia é um instrumento de pesquisa valioso para o pesquisador, mais para que possa atingir os seus objetivos – atender as necessidades de recuperação da informação contida no referido documento – requer um tratamento adequado (SILVA, s.d.), percebemos na indexação, uma das possibilidades da fotografia se tornar mais acessível ao usuário, pois ela quando realizada de maneira precisa pelo bibliotecário, torna a sua recuperação em um sistema de informação mais fácil.
O papel do profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário possibilita a reflexão e análise correta do documento fotográfico (SILVA, s.d.), sendo cabe ao profissional da informação de alguma maneira se colocar no lugar do usuário no momento da indexação de uma fotografia.


Referência

SILVA, Rosi Cristina da. O profissional da informação como mediador entre o documento e o usuário: a experiência do acervo fotográfico da fundação Joaquim Nabuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário